28/11/2010

Saudade

E eu que nunca fui paciente agora tenho que aprender a lidar com isso. Aprender a lidar com o amor, tempo e distância, tudo o que me causava medo e enfrentei com uma coragem que nunca acreditei ter em mim. E de repente, quando perdi o medo, ele voltou com uma força... E justamente em função do amor que sinto, do tempo que se torna tão lento quando queremos que ele passe rápido e a distância que parece cada dia maior.
Nunca imaginei que existisse solidão pra que tem um amor. Ter um amor distante dói tanto quanto ou mais do que estar só. Quando o amor está longe tudo fica mais intenso: a saudade, a partida, a chegada, a despedida... Tudo ganha uma proporção multiplicada e imensurável. Tudo se torna mais forte e incrivelmente frágil.

25/10/2010

De onde vem?

Ultimamente tenho me perguntado várias coisas, questões sem respostas e aparentes explicações que me intrigam.
Fico analisando de onde pode sair cada erro meu e quais consequências isso pode gerar na minha vida e na vida das pessoas mais importantes p'rá mim. Sempre estou em busca dessas respostas que nunca surgem e questionando o porquê das coisas darem errado ou deixarem de fluir.
Eu realmente queria saber: de onde vem a gratidão? De onde vem o reconhecimento? De onde vem o merecimento?

Não entendo.

14/09/2010

Respeito

É, estou aprendendo a viver. Ainda. Sempre. Mas um desejo que tenho de imediato é não permitir que assuntos alheios me atinjam, como a falta de sensibilidade, de honestidade, de coragem e até mesmo caráter de outras pessoas. Outro desejo é não me importar tanto com a tristeza alheia. Devo sentir, mas não posso me deixar atingir.
Eu tenho conceitos de lealdade e brio que nasceram comigo. É por eles que sofro. E aí onde o discernimento entra.
Não sou ninguém p'rá julgar. No entanto admiro, do fundo do coração, quem tem brio. Acredito que se pode deixar amar e desamar de uma hora p'rá outra (porque no fundo não era amor). Acredito que hoje sentimos e amanhã deixamos de sentir. Não comandamos nossos sentimentos. Mas comandamos o que DIZEMOS. É aí onde a lealdade entra.
Eu não digo a ninguém o que não sinto. Se algo muda em mim, eu falo. O que não posso fazer é permitir que meu sentimento mude ou se misture e a parte envolvida fique sem saber, se enganando e se iludindo, pela minha covardia. Isso dói. E o que mais me impressiona é testemunhar pessoas que passaram por isso fazerem o mesmo com o próximo, sabendo o quanto machuca e o quanto é difícil superar. É aí onde a dignidade e a coragem entram.

Não preciso falar sobre respeito, preciso?

09/09/2010

Depressão é paradoxal

Em dias difíceis o maior desafio é tentar manter as pessoas ao nosso lado. Sei que é uma missão complicada, pois eu mesma fujo de pessoas que agem como eu. Eu mesma fujo de mim.
Não importa o motivo que deixa uma pessoa deprimida. Quando é assim, tudo o que ela mais quer é atenção. Tudo o que ela mais quer é paz. Tudo o que ela mais quer é distância das pessoas. Sim, não é para entender. O deprimido não se entende. O deprimido muitas vezes quer algo e, quando consegue, perde a graça. Ele não sabe o que fazer p'rá melhorar. Ele não quer ouvir o que tem que ser feito p'rá melhorar. E mesmo que saiba, ele não consegue ter força p'rá fazer melhorar. Entendem? Não é para entender.
Só quem entende um deprimido é o outro... Que nem sempre, por mais que compreenda, consegue ajudar a carregar o fardo, a ouvir as tristezas. Ele entende, mas é mau p'rá si. Mas alguns conseguem ouvir e aconselhar, baseando-se nas experiências vividas e nas tentativas, com ou sem sucesso, de melhora. Quando posso, sou assim.
E aí vai o pedido: Não me pergunte se estou bem, pois não quero dizer que estou mal. Me deixe em paz, mas não me deixe só.

18/08/2010

O amanhã ninguém sabe...

Cada um tem seu tempo e a sua sorte, mas como não sabemos o amanhã, sofremos o hoje como se fosse eterno.

Tende-se a acreditar que o sofrimento nunca passa enquanto se sofre. Mesmo sabendo que passa, desacreditamos. E ficamos ali, chorando eternamente num tempo que, no fim das contas, é finito. Como seria bom saber o amanhã! Ver tudo de bom que está por vir, acreditar novamente no amor, nas pessoas. Voltar a sorrir na segurança que tudo passará e nos sentirmos felizes novamente. Mas não sabemos o amanhã.

A questão é que somos inseguros e pessimistas enquanto sofremos, por isso tudo se torna tão massivamente dolorido. Só depois nos damos conta do tempo que perdemos e do tanto que sofremos... Nunca à toa. Nunca nenhum sofrimento deve ser subestimado. Nunca nenhum sofrimento é eterno.

11/08/2010

Criança Esperança

A inspiração vem. A inspiração vai. Se eu dependesse dela para sobreviver estaria como estou hoje (...). O tempo de pegar papel, caneta, café para escrever o que eu pensei há pouco foi o suficiente para as ideias fugirem. Já não basta o celular, que carrego comigo como um filhote de canguru? Será que agora terei que andar com uma caneta na orelha e papel no... Deixa pra lá.

Eu não lembro se iria falar de contas a pagar, sei que não era de contas a receber. A receber nada tenho. E a pagar ninguém quer ler, ninguém quer ouvir, não é mesmo?

Domingo passado, caminhando com minha irmã, visualizei prédios enormes, esplêndidos, glamourosos. O curioso é que ficam a poucas quadras do humilde edifício onde moro. Cada carro importado que sequer faço ideia do nome ou da marca... Avistei um cujo nome é Subaru. Brinquei dizendo que era Suruba. Nesse momento vi um outro veículo com aquelas rodas imensas que mais parece um Big Foot e questionei: Qual o emprego que essas pessoas têm? Onde elas acertam para terem tantos bens? Ou onde erram?

Sabe, nesse período do ano só se fala em Criança Esperança. Eu não colaboro não por falta de um bom coração. Mas é que já me faltou cinco reais pra condução, quinze reais pra comprar o pão e o leite e quem sabe um mimo (diga-se sobremesa como um pãozinho doce) e já me faltou quarenta reais pra uma pizza, ou pra um frango assado, às vezes até pra mistura de uma semana inteira. E eu não entro na ideia da IURD onde dizem: "Dê o que tem no bolso que Deus lhe dará em dobro". Se fosse uma campanha da Rede Record seria "Doe, que sua conta será paga pela misericórdia divina". E dali uns dias você fica sem telefone. Que Deus pode dar em dobro eu acredito, mas se todos aqueles artistas que ganham milhares de reais, quiçá milhões com propagandas, contratos, jogadores de futebol e essas pessoas que moram nesses prédios e possuem os carros que mencionei no início doarem, pra que eu? Eles que colaborem. Isso porque nem mencionei políticos e traficantes.

Cada um que tenha demais que faça sua parte. Vergonha na cara, honestidade e ausência de mesquinhez é a solução.

28/06/2010

Cansaço

Alguém, algum dia, lhe disse que o mundo é justo? Mentiu. É não. Ele é cruel, separa as pessoas, desfavorece quem não tem dinheiro, conspira a favor quando a água corre na direção contrária a quem não precisa fazer o mínimo de esforço p'rá remar.

Poucos são os libertos da hipocrisia, da ganância, da inveja, da cobiça... Poucos. Poucos são aqueles que lhe estendem a mão. Muitos são aqueles que vão te iludir, dizer que farão, fazer você esperar até cansar, fazer você chegar ao ponto de pedir ou ter que implorar por algo que estes muitos talvez nem tenham a capacidade de fazer.

Desde criança ouvi dizer que gente não presta. Aprendi o contrário e dei muito valor a quem não merecia. E me desmereci. Mas sim, tá cheio de gente que não presta, não vale o arroz que consome, não vale o ar que respira.

Hoje, p'rá mim, tudo parece impiedoso e cruel. E me deixe assim. Não tente mudar meu pensamento. Quando eu mudar, escreverei novamente.

Me perdoem por meu cansaço.

19/05/2010

Então eu acordei... II

Tive cinco dias de sonho ao lado de quem amo, trocando carinho, admiração... Momentos inesquecíveis que sempre sonhei em compartilhar com alguém. Fui feliz, como sempre quis ser.
De volta ao meu mundo, o mesmo encontro: a depresssão alheia, os mesmos problemas - um tanto atenuados - mas os mesmos. O mesmo cansaço, a mesma cobrança. Nada além do mesmo. Faço sempre mais do que posso, mas parece nunca ser o suficiente.
Muitas vezes sinto que não posso mais ser feliz no meu mundo embora eu o ame, de verdade. Mas não é por isso que fecharei meus olhos ao que ocorre de errado.
Coloquei p'rá fora 24 horas de choro entalado, forçadamente engolido. Fiquei perdida, sem saber p'rá onde ir, sem saber o que fazer e, por incrível que pareça, sem saber quem eu sou. Às vezes acontece.
Quero voltar a sonhar... Preciso. E quando acordar, não quero ter motivos p'rá chorar.

05/03/2010

Sentir

Tenho um sentimento em mim livre de toda maldade, tão puro, belo e liberto de toda e qualquer pressão. É um sentimento simples, limpo, que não me gera cobranças, nem determinadas ansiedades como ocorrera antes em minha vida. É um sentimento livre de qualquer egoísmo e ciúme desnecessário. É um sentimento que me abona de toda preocupação no sentir e expressar aquilo que simplesmente... Sinto.
Por isso percebo e proclamo o que faz meu coração bater mais forte, encher de alegria e ter a certeza que tudo ficará bem e em breve. Por isso tenho certeza que tudo o que eu puder oferecer, por mais que seja ou pareça pouco, será o suficiente para preencher àquela pessoa a qual eu sinto esse sentimento.
Sentir o sentimento... Algo nobre, mas que notoriamente me causa uma leve tristeza pela distância existente entre dois corações que querem apenas se sentir mais próximos. Mas ainda assim há um preenchimento tão lindo, saudável e sublime que faz com que qualquer distância se torne pequena e possível de ser diminuída em algum instante por um simples pensamento, um rápido diálogo, uma humilde carta ou uma repentina ligação... Ouvir e sentir a voz : algo inexplicável. Ainda melhor é sentir o beijo, o abraço, o afago...
Digo a quem quiser ouvir: Não tenha medo dos seus sentimentos, não fuja deles, lute por eles... É preciso ter coragem p'rá viver o que se sente. É preciso ter coragem, incondicionalmente, p'rá ser feliz.