09/09/2010

Depressão é paradoxal

Em dias difíceis o maior desafio é tentar manter as pessoas ao nosso lado. Sei que é uma missão complicada, pois eu mesma fujo de pessoas que agem como eu. Eu mesma fujo de mim.
Não importa o motivo que deixa uma pessoa deprimida. Quando é assim, tudo o que ela mais quer é atenção. Tudo o que ela mais quer é paz. Tudo o que ela mais quer é distância das pessoas. Sim, não é para entender. O deprimido não se entende. O deprimido muitas vezes quer algo e, quando consegue, perde a graça. Ele não sabe o que fazer p'rá melhorar. Ele não quer ouvir o que tem que ser feito p'rá melhorar. E mesmo que saiba, ele não consegue ter força p'rá fazer melhorar. Entendem? Não é para entender.
Só quem entende um deprimido é o outro... Que nem sempre, por mais que compreenda, consegue ajudar a carregar o fardo, a ouvir as tristezas. Ele entende, mas é mau p'rá si. Mas alguns conseguem ouvir e aconselhar, baseando-se nas experiências vividas e nas tentativas, com ou sem sucesso, de melhora. Quando posso, sou assim.
E aí vai o pedido: Não me pergunte se estou bem, pois não quero dizer que estou mal. Me deixe em paz, mas não me deixe só.

2 comentários:

Paula Oliveira disse...

hahaha, quando te leio, às vezes penso que vc sou eu!

Clara disse...

É verdade, só quem passa sabe... Ás vezes eu também tento explicar, desabafar com outras pessoas #normais# e me sinto mais só ainda. É muito difícil de entender o que se passa na cabeça -e no coração- de um depressivo/distímico, eu mesma também não me entendo, rs!

Uma amiga aqui, se precisar :)