14/09/2011

Venha comigo.

Me falam que eu devo lutar, mas... Onde estão as armas? O sistema é todo armado contra mim. O sistema é armado contra os menos favorecidos.
Recentemente li que tenho muito mais direitos do que imaginava ter, segundo a Constituição. Mas onde eles estão?

O salário mínimo é muito mais mínimo e ínfimo para o básico necessário do cidadão brasileiro. Peraí, alguém aí sabe o conceito de cidadão, segundo a Constituição? Eu sei. Eu estudei.
Dizem por aí que o sistema único de saúde funciona... Funciona. Meia-boca. Mas funciona. O mais importante é que funciona, não é? Então é.

Também andei lendo sobre estatutos... Li sobre prioridades... Li sobre garantias... E entendi, finalmente, o porquê do Poder Judiciário ter as mãos atadas. A culpa, em grande parte é da... Da... Da constituição! Conversando com uma amiga chegamos à conclusão de que ela é bem feita, porém mal aplicada. Excelent!

Eu vejo a economia do Brasil caminhando, fazemos parte do BRIC, formamos uma nação emergente, fazemos parte do G-20, pleiteamos uma cadeira permanente no CSO, temos um IDH considerado alto, segundo a ONU. O que há de errado comigo? Eu sei os diabos dessas siglas! E, enquanto a economia caminha linda e crescente, meu bolso permanece vazio, eu sem emprego e ficando doente...

Eu me sinto traída pela minha própria ideologia. Meu partido, hoje, é governante. E a oposição faz o mesmo que a gente fazia. E nós, o mesmo que a oposição fazia. Porque embora estatisticamente seja possível enxergar melhoras, na praticidade não se enxerga nada... A corrupção sempre existiu, existe e existirá. Gente que não presta há em todo o lugar.

Talvez eu seja uma reencarnação de um militante do período da ditadura, torturado, exilado ou morto de forma cruel por seres armados contra mim. Mas eu não acredito em reencarnação.

Quem está aí, lendo e pensando: “que garota pessimista!”, só tenho a dizer uma coisa: passe para o lado de cá. Tem coragem? Porque, “do lado de cá”, é preciso.

3 comentários:

Anônimo disse...

Amor, meus herois morreram de overdose e alguns inimigos estao no poder (junto a amigos que tanto prezei), mas eu continuo crendo na maxima: seja a mudanca que voce quer ver no mundo. Revolucao, luta e protesto sao absolutamente legitimos, mas a motivacao tem que ser o amor ao proximo, nao a raiva por causa daquilo que nao temos. A motivacao para lutar por mudancas sociais tem que ser mais coletiva do que individual, caso contrario a gente se envenena com a maldade que nos cerca nesse mundo tao dificil..Amor e' o unico antidoto. Eu vim desse lugar de onde vc esta. Sofri nessa vida muito mais do que vc imagina..mas como diz clarice lispector, aprendi com a primavera a me deixar cortar para voltar sempre inteira. Nao ha outra opcao na vida..vc pode escolher ser uma sobrevivente ou algo mais do que isso..comer o pao que o diabo amassou todos nos aqui comemos mas hay que endurecer sem perder a ternura..bjs de amor
Fabi

Carolina Montes disse...

Ai que endurecer se pero sin perder la ternura jamás... Adoro essa frase, sempre admirei. Quando digo "lado de cá" não menciono o Brasil não e sim, as dificuldades minhas de cada dia. O que é não ter emprego, dinheiro, o que é pagar aluguel, sofrer cobranças e pressões... Porque o que mais tem nesse mundo são pessoas que subestimam a situação alheia. Aí são esses, que "têm mais", os que eu convido pra vir "pro lado de cá. Empatia, sabe?

o blog da solange lima disse...

Já dizia Frejat: "Todo mundo é parecido, quando sente dor"
O sofrimento é de cada um.
O que parece fácil para um é muito difícil para outros. A situação que você descreveu, aos olhos de moradores de rua por exemplo vai parecer um completo delírio de sua parte mas em você está doendo, assim como neles doem todas as suas mazelas. E assim é o mundo, cada um com sua dor, com sua cruz com seu caminho a trilhar. Fácil não é e nunca será. Mas já que estamos aqui, já que fizemos a besteira de matar os outros espermatozoides para ganharmos a corrida, só nos resta viver da melhor maneira que podermos e sermos felizes independente das circunstâncias.
Que possamos encontrar a felicidade dentro de nós, que ela não seja corrompida e alterada pelo que ocorre externamente.
Bjs amore!