01/10/2011

Conceitos.

Nós vivemos num mundo onde o próprio umbigo vira o centro das atenções. As pessoas, no geral, não têm a capacidade de se colocar no lugar dos outros e tentar sentir na pele o que o outro pode sentir. É o mundo do "cada um por si". É o mundo do "o azar é seu". É o mundo do "o problema é seu". É o mundo do "e o que eu tenho a ver com isso?".

Eu tinha um conceito sobre o amor, onde muita gente discordava. Eu achava que ele era infinito enquanto durasse. Eu achava que o amor era imbatível. Eu achava que o amor poderia acabar. Mas hoje eu sei que ele não acaba. Fica ali, quieto, intocável até segunda ordem. Quando este é verdadeiro, claro. Porque abrir a boca e dizer "eu te amo" é fácil. Agora, quando a frase sai do coração é outra história. A questão é que tem pessoas que não sabem distinguir o que sai da boca, o que sai do sexo e o que sai do coração.

Eu tinha um conceito sobre amizade. Amizade eterna. Aquela onde você pode contar com a pessoa a todo momento, a qualquer hora do dia ou da noite. Amizade p'rá compartilhar momentos bons e ruins. Ruins também, por que não? Mas tem gente que não tá afim de ouvir a parte ruim. E realmente é chato. Porém, se for amigo, deve ouvir. Se tem algo a dizer, deve falar. Se não, fique calado. Mas ouça. Tira um grande peso de quem precisa dizer. Mas percebi que a amizade existe em vários níveis: coleguismo, companheirismo, interesse... Então sou obrigada a mudar conceitos e dizer que amizade verdadeira só saberei que é, de fato, quando o tempo passar. Eu sei com quem eu posso contar... E são poucos. Mas daqui há alguns anos saberei quem é meu amigo de verdade.

Tem pessoas que possuem alta capacidade de inversão. Elas agem, fazem aqui, fazem ali ou se omitem e quando você se cansa e toma uma atitude, o dedo de seta aponta p'rá você como o culpado. A isso eu chamo "covardia" ou, simplesmente, "egoísmo". Talvez incapacidade de assumir erros. Ninguém é perfeito. Mas eu, quando erro, assumo, admito e peço desculpas. Muitas vezes de nada adianta. Mas tem gente que não, a razão própria é a perfeita, a verdade própria é a perfeita... E pedir desculpas é ato de fraqueza. Ou incapacidade de admitir o seu erro.

Pessoas assim me perdem e a cada dia fico um tanto mais isolada. Mas antes só... Do que ter gente que não me compreende ou finge compreender estando ao meu lado. Disso eu não preciso.

Um comentário:

Natacha disse...

É verdade, infelizmente as pessoas são assim e tratam seus próximos desta maneira. Ninguém está nem aí para os outros.

Amigos(as) cada dia mais existem menos, menos e menos.

Reconhecer seus próprios erros, é tarefa difícil, mas quando se reconhece e melhora não há ser quer um elogio, então pensa-se: "pra que melhorar?" ...

Como já me disseram: "eu não disse que seria fácil" ...

Nas piores situações não há com quem contar, só nas melhores, isso não faltarão pessoas.

Colocar a culpa nos outros, seja quem for, é a coisa mais comum e fácil de se fazer, é mais cômodo...INFELIZMENTE!

Lamentável tudo isso, mas existe, é real!